As pessoas possuem ostomia após realizarem procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização de parte do sistema respiratório, digestório e urinário entre os órgãos internos e uma abertura artificial entre os órgãos internos e o meio externo. Em alguns casos, os pacientes mantêm a ostomia por toda a vida.
A Rede de Apoio ao Ostomizado no RN foi fundada no início de 2024, por Cleide Paz, 47, que após passar por uma cirurgia de emergência, descobriu que estava com a bolsa de colostomia e, em seguida, recebeu o diagnóstico de câncer colorretal.
"A RAORN surge como uma resposta devido às diversas falhas no que diz respeito à vida do ostomizado. Precisamos ser vistos e respeitados, por isso, a Rede existe para trocarmos experiências e nos apoiarmos juntos”, relata a fundadora e coordenadora da Rede.
O evento contará com a presença de profissionais da saúde que apoiam a causa, além das participações especiais dos projetos Choro da UFRN, Choro do Caçuá e Oficina Livre de Música, projetos que irão promover cultura durante o encontro.
SERVIÇO:
1° Encontro da Rede de Apoio dos Ostomizados no Rio Grande do Norte
14 de setembro de 2024 - 11h
Anfiteatro Pau Brasil - Parque das Dunas
Av. Alexandrino de Alencar, s.n. Tirol - 59015-300 - Natal – RN
Contato: 84 99904-3457 ou ostomizadosrn@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário