Tendo como objetivo ampliar as ações de controle interno e de transparência, através do compartilhamento de soluções tecnológicas e de inovação para monitoramento do uso correto dos recursos públicos, o Governo do RN e a Controladoria Geral da União (CGU) celebraram nesta sexta-feira (12) acordo de cooperação técnica, em solenidade no auditório da Governadoria, com a presença do ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho.Imagem: reprodução
Pelo acordo, a Controladoria Geral do Estado (Control) passa a ter acesso a mais duas ferramentas desenvolvidas pela CGU: o e-Aud, que gerencia atividades de auditoria interna governamental, e o Sistema Macros, que concentra, em um único lugar, informações de interesse para a execução de ações de controle, além de tornar mais eficiente e abrangente o processo de levantamento de dados.
A Control já vinha usando dois outros sistemas da CGU: o Alice, ferramenta que usa inteligência artificial para verificar editais publicados diariamente no Portal de Compras, em busca de possibilidades de inconsistências; e o ePAD, de gerenciamento de informações correcionais. Além disso, será criado o Laboratório de Inovação, com a participação de representantes da Control, CGU e Secretaria de Estado da Fazenda para monitorar o uso de recursos empregados na aquisição de produtos, oferta de serviços e controle das contas públicas.
"Desde o início da nossa gestão temos trabalhado incansavelmente para promover uma administração mais acessível, responsável, transparente. Afinal de contas, estamos aqui para servir à sociedade, colocando o interesse público acima de tudo. E essa parceria com a CGU é muito importante. Estamos determinados a utilizar todas as ferramentas para garantir o uso eficiente dos recursos públicos e promover o desenvolvimento econômico e social de forma equitativa e sustentável”, pontuou a governadora.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel
Nenhum comentário:
Postar um comentário