Imagem: reprodução |
“A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foi e continua sendo o nosso porto seguro. E agora, ainda nos oferece a grande oportunidade de consolidar as atualizações científicas em um Congresso 100% presencial. Tem sido maravilhoso poder abraçar vocês”, afirmou. "O pediatra que se atualiza cumpre de forma plena a sua missão e carrega consigo a certeza de que irá contribuir para um amanhã diferenciado na vida de muitas famílias”, concluiu.
A presidente da SBP, Dra. Luciana Rodrigues Silva saudou os congressistas e deu início ao seu pronunciamento agradecendo a parceria e a confiança depositada pelos profissionais durante os seis anos em que esteve à frente da entidade. “Para mim foi um presente ter representado os pediatras ao longo desses anos", declarou, emocionada.
Durante os dias do Congresso, Natal recebe cerca de 4 mil médicos de todo o país. Na programação, palestrantes renomados abordando temas atuais que contemplam a especialidade, dentre eles: coberturas vacinais e recusa vacinal; estratégias para apoiar a amamentação em situações especiais; distúrbio respiratório do sono; doenças sistêmicas; telemedicina; saúde mental da criança e do adolescente; neurologia pediátrica em tempos de endemias e pandemias modernas; da subnutrição à obesidade em crianças e adolescentes; doenças alérgicas; doenças respiratórias; transtorno do espectro autista; suplementação alimentar; câncer infanto-juvenil; efeitos do mundo virtual para a nova geração, dentre outros. Além de trazer apresentação de casos clínicos para estudo.
Tributo e Homenagens – As homenagens permearam a cerimônia de abertura. Na ocasião, a Dra. Kátia relembrou os sonhos e os esforços do presidente de honra do evento, Dr. Nivaldo Sereno de Noronha Júnior, in memorian, o grande homenageado desta edição, que, em seus planos, almejava trazer o Congresso à capital potiguar desde 2017. Acometido pela covid-2019, faleceu em julho de 2020, aos 52 anos, deixando o seu legado de amor e dedicação à pediatria. Para receber a homenagem, estiveram presentes seus pais, Nivaldo Sereno de Noronha e Lindóia Maria Pereira de Noronha.
Além da apresentação da Instituição Atitude Cooperação, com alunos dos projetos Encena e Tocando a Vida com D’amore que contaram, de forma teatral, a trajetória do Dr. Nivaldo Sereno Júnior.
Outros três grandes nomes da pediatria brasileira também receberam homenagens no 40º CBP: Dr. César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira; Dr. Renato Kfouri, pediatra infectologista e presidente do Departamento de Imunizações da SBP; e Dr. Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, do departamento de Infectologia da SBP.
E, como não poderia faltar, uma homenagem em forma de agradecimento à Dra. Luciana Rodrigues, pelos seis anos na liderança da maior especialidade médica do País, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo em 111 anos de fundação. Pediatras mulheres, representantes das 9 regionais, também entregaram um quadro com pintura alusiva à pediatria, condecorando sua gestão.
A Orquestra Sanfônica do Rio Grande do Norte também foi destaque do dia preenchendo a sonorização do auditório, com os seus arranjos singulares e uma versão cheia de ritmos, para o Hino Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário