20 abril 2025

Papa Francisco aparece no Domingo de Páscoa e abençoa fiéis na Praça São Pedro

Imagem: Reprodução

O Papa Francisco fez uma breve, mas marcante aparição neste Domingo de Páscoa (20), abençoando as milhares de pessoas reunidas na Praça São Pedro, no Vaticano. Ainda em recuperação de uma pneumonia bilateral, o pontífice surgiu na varanda da Basílica de São Pedro após o fim da missa, provocando aplausos e vivas da multidão presente. “Irmãos e irmãs, feliz Páscoa!”, disse com voz mais firme do que nos últimos dias, diante de cerca de 35 mil fiéis.

Embora não tenha presidido a missa, celebrada pelo cardeal Angelo Comastri, Francisco cumpriu o tradicional momento da bênção e enviou sua mensagem de Páscoa por meio de um assistente. A homilia escrita pelo papa reforçou a esperança cristã trazida pela ressurreição de Cristo, apontando para a luz que vence as trevas do mundo. “Podemos viver esta existência pobre, frágil e ferida agarrados a Cristo, porque ele venceu a morte”, escreveu.

A celebração foi marcada também pelo encontro breve entre o papa e o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que passa a Páscoa em Roma com a família. Desde sua alta hospitalar, em 23 de março, Francisco tem feito poucas aparições públicas e não participou das celebrações da Sexta-Feira Santa e do Sábado Santo. A presença no Domingo de Páscoa, no entanto, já havia sido prevista pelo Vaticano.

A Páscoa é o ápice do calendário litúrgico cristão, celebrando a ressurreição de Jesus. Neste ano, a data coincidiu para católicos e cristãos ortodoxos e foi marcada também pela trégua temporária anunciada pela Rússia na guerra contra a Ucrânia. A bênção Urbi et Orbi, normalmente proferida pelo papa nesse dia, é um dos momentos mais esperados, pois traz mensagens de paz e solidariedade ao mundo — mesmo que, desta vez, tenha sido lida por um assistente.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário