Embora não tenha presidido a missa, celebrada pelo cardeal Angelo Comastri, Francisco cumpriu o tradicional momento da bênção e enviou sua mensagem de Páscoa por meio de um assistente. A homilia escrita pelo papa reforçou a esperança cristã trazida pela ressurreição de Cristo, apontando para a luz que vence as trevas do mundo. “Podemos viver esta existência pobre, frágil e ferida agarrados a Cristo, porque ele venceu a morte”, escreveu.
A celebração foi marcada também pelo encontro breve entre o papa e o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que passa a Páscoa em Roma com a família. Desde sua alta hospitalar, em 23 de março, Francisco tem feito poucas aparições públicas e não participou das celebrações da Sexta-Feira Santa e do Sábado Santo. A presença no Domingo de Páscoa, no entanto, já havia sido prevista pelo Vaticano.
A Páscoa é o ápice do calendário litúrgico cristão, celebrando a ressurreição de Jesus. Neste ano, a data coincidiu para católicos e cristãos ortodoxos e foi marcada também pela trégua temporária anunciada pela Rússia na guerra contra a Ucrânia. A bênção Urbi et Orbi, normalmente proferida pelo papa nesse dia, é um dos momentos mais esperados, pois traz mensagens de paz e solidariedade ao mundo — mesmo que, desta vez, tenha sido lida por um assistente.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel
Nenhum comentário:
Postar um comentário