23 abril 2025

Filarmônica UFRN apresenta “Beethoven: o Som da Revolução” com maestro equatoriano Manuel Mendoza

Imagem: Reprodução
Neste sábado, 26 de abril, a Filarmônica da UFRN convida o público para uma noite de encontros musicais e culturais no concerto “Beethoven: o Som da Revolução”, com sessões às 18h e 20h, na Escola de Música da UFRN. Os ingressos são gratuitos e um novo lote será liberado pelo Sympla, na sexta-feira (25), às 9h.

Sob a regência do maestro convidado Manuel Mendoza, natural do Equador, o concerto propõe um diálogo entre o espírito revolucionário europeu e a sensibilidade latino-americana. O programa une a grandiosidade da Sinfonia nº 3 “Eroica”, de Beethoven, com a sutileza do pasillo equatoriano, gênero musical tradicional da América Latina, representado pela peça "Ángel de luz".


A Sinfonia Eroica, composta entre 1803 e 1804, é um marco da transição entre o Classicismo e o Romantismo. Inspirada inicialmente por Napoleão Bonaparte, a obra foi rededicada por Beethoven à “memória de um grande homem” após o general se autoproclamar imperador. Com quatro movimentos intensos, a sinfonia reflete a efervescência política da época e a luta pessoal do compositor contra a surdez.


Complementando o repertório, o pasillo equatoriano traz à cena o lirismo e a identidade do Equador. Com raízes no vale europeu, o gênero se transformou em expressão poética da cultura equatoriana, sendo reconhecido em 2021 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.


O maestro Manuel Mendoza, radicado na Europa, possui uma carreira destacada como regente em orquestras da França e Alemanha. Formado em Guayaquil, sua trajetória inclui apresentações na Catedral de Notre-Dame e colaborações com compositores contemporâneos como Jean-François Zygel. “Este concerto é uma ponte entre mundos, onde a música serve como elo entre liberdade, memória e identidade cultural”, afirma Mendoza. 


A temporada 2025 tem o patrocínio da Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte - CAURN - e apoio do NAU Frutos do Mar, Escola de Música da UFRN, PROEX/UFRN, UFRN TVU, FMU e COMUNICA. Mais informações, acesse @filarmonicaufrn nas redes sociais


Serviço - Concerto “Beethoven: o Som da Revolução”

Data: Sábado, 26 de abril de 2025

Horários: 18h e 20h

Local: Escola de Música da UFRN

Entrada gratuita: Novo lote será liberado pelo Sympla https://www.sympla.com.br/evento/filarmonica-ufrn-beethoven-o-som-da-revolucao/2923481, na sexta-feira (25), às 9h. 

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário