24 março 2025

Pneumologista explica a importância do exame de espirometria

Imagem: Reprodução

Quem possui algum problema respiratório já deve ter feito ou ainda precisará realizar a espirometria. Este exame é utilizado para medir o volume de ar que uma pessoa é capaz de inspirar e expirar, além da velocidade com que o ar é exalado, fornecendo dados valiosos sobre a saúde dos pulmões e das vias aéreas.

O exame é especialmente importante para o diagnóstico e acompanhamento de doenças respiratórias, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras condições que afetam o sistema respiratório. A afirmação é de Soraia, pneumologista e professora de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país.

"Através da espirometria, conseguimos identificar anormalidades na função pulmonar, auxiliando na escolha de tratamentos mais adequados e no monitoramento do progresso dos pacientes", explica a especialista.

A espirometria é indicada para pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como falta de ar, tosse crônica ou chiado no peito, além de fumantes e ex-fumantes. “Pacientes com histórico de doenças respiratórias ou que já foram diagnosticados com asma, DPOC ou fibrose pulmonar também devem realizar o exame regularmente, como parte de um acompanhamento médico contínuo", acrescenta a docente da UnP/Inspirali.

Exame com valor acessível

O Centro Integrado de Saúde (CIS) da UnP Salgado Filho oferta o serviço à comunidade com um valor social de R$ 50, com o intuito de tornar o acesso ao diagnóstico respiratório mais acessível.

“Disponibilizar esse serviço a um preço reduzido possibilita que um maior número de pessoas identifique precocemente problemas pulmonares e recebam o tratamento adequado, o que impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, frisa a responsável técnica do CIS, Jesiane Nascimento.

O Centro Integrado de Saúde está localizado na Rua General Francisco Monteiro, 371, em Lagoa Nova, zona Sul de Natal.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário