03 fevereiro 2025

Espetáculo Sinapse Darwin em nova temporada em Natal

Imagem: Reprodução

O coletivo Casa de Zoé apresenta o espetáculo “Sinapse Darwin” em nova temporada em Natal. Inspirado na vida e na obra do pesquisador e naturalista Charles Robert Darwin, a peça remonta sua história de forma inusitada. A linha narrativa, desobediente ao tempo e à geografia, se faz livre nos caminhos imprevisíveis do pensamento. Espelhados pela memória e requisitando a imaginação, fatos icônicos como nascimento, formação e jornada vão gradualmente revelando, ou construindo, os alicerces das teorias contidas em “A Origem das Espécies”. Serão duas apresentações em Natal, nos dias 08 e 09 de fevereiro, às 19h, no Complexo Cultural RAMPA. Entrada gratuita!

A história de Darwin chama atenção por sua disposição a diferentes geografias, pelo respeito e admiração às diversidades étnicas, e pela perspicácia em estabelecer os princípios científicos para sustentação de suas afirmações. Darwin não foi o primeiro a dizer que a vida na terra é derivada de uma longa e diversa cadeia evolutiva. Além do filósofo muçulmano Al-Jahiz, há mil anos, o próprio avô de Darwin, Erasmus, já alertava sobre esse processo.

Para realização cênica da obra, em acordo com seus propósitos, toda uma estrutura precisou ser montada ou mesmo construída. SINAPSE DARWIN, ao evocar regiões lúdicas e instáveis do pensamento, o faz a partir de muita engenhosidade e elaboração. Catracas, roldanas, equipamentos eletrônicos e sintetizadores são alinhados para tornar possível essa simulação, tudo montado em um cenário diferente, construído com peças mecânicas, permitindo que o espetáculo desperte curiosidade.

O espetáculo estreou em 2021, já passou por várias cidades do Rio Grande do Norte, de São Paulo e esteve também no Festival Internacional de São José do Rio Preto e no Sesc Interlagos. A peça é executada sobre uma estrutura autônoma de luz, som e palco, tudo pertencente à Casa de Zoé, podendo ser armada em qualquer lugar. A direção musical do espetáculo é de Caio Padilha, que também executa a trilha sonora ao vivo. O espetáculo tem direção geral e dramaturgia de César Ferrario, e direção de arte de João Marcelino.

Sinapse Darwin tem patrocínio, através da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet, do Grupo Marquise e Marquise Ambiental. Produção Dale Produções. Realização Casa de Zoé, Bobox Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Antes da apresentação do espetáculo Sinapse Darwin, às 18h30, haverá a exibição do Projeto “O Presente de Cecília”, que inspira a nova geração a cuidar do planeta via uma jornada transmídia. O público poderá conferir a exibição do filme “O Presente de Cecília”, produzido pela House Cultura e um emocionante projeto da Marquise Ambiental, que nasceu no programa Ecocidadão, incentivando práticas sustentáveis e o descarte correto de resíduos sólidos. O impacto positivo entre estudantes de escolas públicas impulsionou a evolução do esquete para uma peça teatral, que percorreu 18 cidades e alcançou mais de 40 mil crianças. Agora, a narrativa se expande para o cinema e o universo digital, atingindo um público ainda mais amplo. Todos os atores e atrizes do filme são do Rio Grande do Norte e a produção conta com a participação especial da cantora Juliana Linhares. Além disso, o projeto ganhou um game interativo gratuito, disponível para Android, iOS e web, que introduz os jogadores ao universo de Cecília, promovendo práticas sustentáveis de forma lúdica com legendas, audiodescrição e intérprete de Libras. O projeto é da House Cultura e Grupo Marquise, que leva mensagem de educação ambiental para crianças e adultos em múltiplas plataformas. O filme já emocionou plateias em festivais como o Festival Bananeiras de Cinema, o Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro e a Primeira Mostra de Cinema Socioambiental da Lagoa do Paraíso, e teve sua primeira exibição em TV aberta para todo o Brasil na TV Cultura, ampliando ainda mais seu alcance.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário