01 fevereiro 2025

Uma mulher no interior do RN engravidou ao sentar em um vaso sanitário público.

Imagem: Reprodução

Nossa: Mulher engravida após sentar em vaso sanitário da Praça de Eventos de Pau dos Ferros–RN.

Uma história daquelas do acredite se quiser estourou pelas bandas de Pau dos Ferros–RN.

Segundo informações, uma jovem teria engravidado após sentar num vaso sanitário da Praça de Eventos da Princesinha do Oeste, nossa.

A conversa gera muitas risadas e interpretações, nossa.

Tomara que o nome do filho (a) não seja papel higiênico da Silva, seu moço.

Fonte: Blog João Marcolino.

🅐 🅡🅔🅥🅘🅢🅣🅐 🅔🅛🅔🅣🅡ô🅝🅘🅒🅐 🅜🅐🅘🅢 🅐🅣🅤🅐🅛🅘🅩🅐🅓🅐 🅓🅞 🅥🅐🅛🅔 🅓🅞 🅐ç🅤.

#blogalexsilvaassu

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Rio Grande do Norte tem sua primeira raça de ovinos reconhecida pelo Mapa

Imagem: Reprodução

Após estudos realizados por uma equipe de zootecnistas, a raça potiguar Soinga foi oficialmente registrada no Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), em portaria publicada na última quarta-feira (29). Essa é a primeira vez que uma raça do RN obtém esse reconhecimento. 

Os estudos foram financiados por emenda parlamentar do então deputado Betinho Rosado, executada pelo Governo do RN, via Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), em parceria com o Mapa, no valor de R$ 100 mil. As zootecnistas Ana Luiza Guerreiro e Karoline Batista de Paiva Lopes foram as responsáveis pelo estudo e autoras do relatório técnico que serviu de arcabouço para o registro do ministério.

Agora, ficará na responsabilidade da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) o registro genealógico da raça, garantindo a sua pureza e qualidade genética.

O titular da Sape/RN, Guilherme Saldanha, celebrou a conquista e destacou as características do animal. “A raça Soinga tem traços que favorecem a sua criação no clima semiárido. É um animal resistente, com características maternas importantes e excelente para produção de carne. Esse reconhecimento é muito importante para dar ainda mais visibilidade a este rebanho”, declarou.

Para o criador da raça e presidente da Associação Brasileira de Criadores Soinga, Edvandro Moura, o reconhecimento do Mapa é uma forma de valorizar o rebanho. “Desde a sua criação, a raça Soinga tem se destacado no mercado de ovinocultura e ultrapassado as barreiras do RN. Com a sua oficialização, acredito que os ganhos de quem trabalha com o rebanho serão consideráveis”, afirmou.

Raça Soinga

A Soinga foi criada pelo médico veterinário José Paz de Melo, a partir do cruzamento entre as raças Morada Nova, Bergamácia Brasileira e Somalis Brasileira. Atualmente, registros do último censo realizado com o rebanho apontam que a raça possui mais de 4.000 animais no RN.

É uma raça de médio porte, resistente, fértil e com boa produção de carne. Sua carne é marmorizada, considerada bastante saborosa e pode ser preparada de diversas formas.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Governo sanciona lei que institui o Complexo Cultural Padre Tiago Theisen

Imagem: Reprodução

Mais uma homenagem para enaltecer o legado deixado por Padre Tiago Theisen, pároco emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, Zona Norte de Natal. A lei n° 12.052, publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (01) e proposta pelo Deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), denomina Complexo Cultural Padre Tiago Theisen o centro cultural da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizado na Zona Norte.

"Esta é mais uma forma de homenagear e marcar para as futuras gerações o legado deste religioso em prol da educação. Padre Tiago Theisen, além de pregar o evangelho e erguer igrejas, se preocupava em construir salas de aulas no entorno, para atender as crianças da pré-escola da comunidade", lembra Ubaldo Fernandes. "Segundo a Arquidiocese de Natal, Padre Tiago conseguiu construir 34 jardins para alfabetizar crianças em uma faixa territorial que ia do bairro das Quintas, na Zona Oeste, até a Praia de Pitangui, no litoral Norte", completa.

Quem foi Padre Tiago Theisen

Jacquest Theisen nasceu em 23 de outubro de 1930, na cidade de Namur, na Bélgica, e foi ordenado sacerdote em 31 de julho de 1955. Ele chegou ao Brasil em 1968 e fixou residência em Natal, onde se destacou no trabalho da evangelização e da educação.

Padre Tiago faleceu em 2021, aos 90 anos, e deixou um legado que extrapola o sacerdócio. Gerações de crianças e adolescentes foram assistidas através de projetos desenvolvidos em Natal. Foram mais de 50 mil crianças em um trabalho de completa doação aos menos favorecidos. 

Foi fundador das paróquias N. Sª do Perpétuo Socorro, nas Quintas, e Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, na Zona Norte. Nessa região, ainda construiu mais de 20 igrejas, sempre com salas de aula do lado para trabalhar com crianças da pré-escola. 

Homenagens

Padre Tiago Theisen recebeu várias homenagens, como o título honorífico de Monsenhor pelo reconhecimento a seu trabalho como evangelizador. 

Em 2022, foi sancionada a Lei  municipal nº 7.384, que conferiu ao religioso, in memoriam, o título de Patrono da Educação Infantil do Município de Natal. Recebeu ainda a Medalha do Mérito Felipe Camarão, maior homenagem que a Prefeitura do Natal pode conceder a um cidadão, em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade natalense.


𝐴 𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑒𝑙𝑒𝑡𝑟ô𝑛𝑖𝑐𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑎𝑡𝑢𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑜 𝑉𝑎𝑙𝑒 𝑑𝑜 𝐴ç𝑢.
#blogalexsilvaassu
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel