13 dezembro 2024

Luiz Eduardo critica paralisação de obras no Walfredo Gurgel e sugere intervenção federal

Imagem: Reprodução
O deputado estadual Luiz Eduardo (SDD) denunciou, na última terça-feira 10, a paralisação de obras no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e apontou problemas graves na unidade de saúde. Durante uma visita ao hospital, ele verificou que as reformas no centro de tratamento de queimados estavam paradas e destacou a ausência de trabalhadores no local. “Não se encontra aqui nenhum servidor ou funcionário da empresa que ganhou o contrato de licitação”, afirmou o parlamentar em um vídeo publicado nas redes sociais.

Luiz Eduardo também chamou atenção para a superlotação nos corredores do hospital, onde, segundo ele, há uma quantidade excessiva de pacientes em situação precária. O deputado afirmou que a situação naquele dia estava “menos ruim”, mas ainda assim inaceitável. Ele se comprometeu a elaborar um relatório para buscar soluções para o colapso na unidade.

Entre as reformas em andamento, o deputado destacou a ampliação do centro cirúrgico, a reforma elétrica, a reforma no terceiro pavimento e do centro de tratamento de queimados. Ele apontou que, além dos serviços paralisados, ainda faltam 19 leitos para serem entregues.

O deputado ainda sugeriu que a governadora Fátima Bezerra (PT) entrasse em contato com o presidente Lula (PT) e, se necessário, decretar o estado de calamidade pública. “E se for mais necessário ainda, que tenha uma intervenção federal na saúde do Rio Grande do Norte. Nós estamos perdendo vidas e o povo sofrendo”, concluiu.

Secretaria confirma paralisação de obras por falta de pagamento

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) confirmou, nesta quinta 12, que as obras no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel enfrentam problemas devido a atrasos nos pagamentos. De acordo com a secretária de Saúde, Lyane Ramalho, “o serviço sofre com intercorrências pontuais por ser financiado, em grande parte, por emendas parlamentares federais, que estão em processo de discussão entre o Governo Federal, o Congresso e o STF”.

A secretaria informou que espera regularizar os pagamentos em breve e que a obra no terceiro andar do hospital será concluída nos próximos dias. Isso permitirá a abertura de todos os 39 leitos do setor, dos quais apenas 20 estão funcionando atualmente.

Sobre a superlotação no hospital, a Sesap explicou que o problema é crônico e ocorre devido à falta de estruturação dos serviços municipais, especialmente para casos de ortopedia de baixa e média complexidade. Para mitigar a situação, o Governo do Estado trabalha em parceria com o Ministério da Saúde para criar um serviço exclusivo de ortopedia no Hospital Regional de Macaíba, que atenderá demandas de baixa e média complexidade de seis municípios.

“Inicialmente, o novo serviço, custeado pelo Governo Federal e organizado pela Sesap, vai atender à demanda ortopédica de baixa e média complexidade de seis municípios, que representaram mais de 2 mil entradas no Walfredo Gurgel entre janeiro e agosto”, explicou Lyane Ramalho ao AGORA RN.

As obras no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel começaram em setembro de 2023 e contam com um investimento superior a R$ 9 milhões por parte do Governo do Estado.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário