A websérie tem Direção Geral de Diana Fontes e Joana Patino e elas afirmam que o vídeo com as artesãs de Assú nos apresenta como o trabalho artesanal pode ser uma importante fonte de renda, além de atuar como terapia e ferramenta de empoderamento para mulheres.
Com as mãos que moldam o barro e costuram a palha da carnaúba, Vera Lúcia e Shirley Heliane compartilham suas histórias, repletas de resistência, sabedoria e, acima de tudo, a beleza de viver do próprio trabalho.
Vera Lúcia compartilha sua experiência como mestra na arte da cerâmica, destacando sua conexão com a terra e sua trajetória de persistência. “Tiro da terra a minha sustentabilidade. A mãe terra quem nos dá. É gratificante”, diz Vera, que valoriza seu trabalho e a tradição da cerâmica repassada por sua família.
Já Shirley Heliane, que utiliza a palha da carnaúba e a costura criativa, revela como o artesanato a ajudou a superar a depressão e a seguir os passos de sua bisavó, que também trabalhava com essas técnicas. Shirley se orgulha de poder produzir peças com matéria-prima da sua cidade, Assu. “É gratificante produzir uma peça com matéria-prima da cidade”, afirma ela, que também compartilha o orgulho de ter sua própria fonte de renda.
Esta é a segunda temporada da websérie que é produzida através das andanças do Projeto Conexão Elefante Cultural, que já passou por mais de 80 municípios do estado, levando arte, cultura e educação para as comunidades.
O trabalho contou com a captação de imagem, fotografia e edição de André Rosa, pesquisa de Thaise Galvão e Camila Dantas, registro documental de Camila Dantas e com o designer Filipe Anjo.
A Websérie "Cartografia do RN Profundo" é um produto do Projeto Conexão Elefante Cultural que tem patrocínio do Governo do RN, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Nosso Atacarejo e Rio Center, apoio cultural da Brisanet e realização de Diana Fontes Direção e Produção Cultural.
Serviço
Websérie "Cartografia do RN Profundo" - Artesãs de Assú
Disponível em www.youtube.com/watch?v=
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel
Nenhum comentário:
Postar um comentário