Medvale

Medvale

01 novembro 2024

Hoje a família Silva, foi conferida de perto, as promoções do Nosso Atacarejo, o Abraão Gabriel gostou muito!

 📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Grupo Leão e Vila anuncia programação para o Dia de Finados

Imagem: Reprodução

O Dia de Finados, no próximo sábado, será muito especial nos cemitérios do Grupo Leão & Vila que está com uma programação cheia de emoção para esse dia de ressignificar. São missas e apresentações musicais que trarão o tom desse data de tanta saudade.

No Cemitério Vila Flor, em Macaíba, a programação começa às 9h com uma apresentação musical. E logo em seguida, às 10h, será celebrada uma missa. Serão quatro apresentações musicais no decorrer do dia e às 16h será celebrada outra missa.

O cemitério Vila Park, na zona Norte da capital potiguar, terá uma programação semelhante, com a missa também às 10h e três apresentações musicais no decorrer desse sábado. 

A Grupo Leão & Vila também preparou para ambos os cemitérios uma estrutura kids focada em atividades para as crianças.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Estão abertas as inscrições para o Circuito de Restaurantes do Festival Gastronômico de Caicó 2024

Imagem: Reprodução
O Festival Gastronômico de Caicó chega a sua segunda edição tendo como propósitos a valorização da gastronomia local e regional, o aprimoramento e aperfeiçoamento de técnicas e o incentivo à competitividade, resultando em uma troca rica de culturas, experiencias, diversidades, saberes e sabores.

Caicó é uma cidade turística reconhecida como a terra da carne de sol, do queijo, do bordado, do Carnaval, da Festa de Sant’Ana e de muitos outros atrativos. O evento é uma realização da Agência Referência, com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal e apoio do Sebrae, FESPEG, UnP e Sistema Fecomércio RN, SESC e SENAC.

A primeira programação do Festival Gastronômico de Caicó será o Circuito de Restaurantes, que acontecerá de 7 a 17 de novembro de 2024, em estabelecimentos inscritos. “Qualquer estabelecimento de alimentação localizado em Caicó pode se inscrever no Festival: restaurantes, bares, lanchonetes, hamburguerias, espetinhos, pizzarias, docerias, sorveterias e muitos outros”, explica Diego Vale, diretor do evento gastronômico.

A Comissão Organizadora definiu que os pratos elaborados para o Circuito de Restaurantes devem conter, obrigatoriamente, três ingredientes base: carne de sol, um dos queijos tradicionais de Caicó (queijo de coalho e/ou queijo de manteiga) e um terceiro ingrediente característico do Rio Grande do Norte.

“Lançaremos próxima semana o roteiro estabelecimentos inscritos no Festival. Os clientes que consumirem os pratos votarão para eleger as melhores criações nas categorias entrada, prato principal e sobremesa”, destaca Raildon Lucena, produtor do Festival.

Entre as novidades para esse ano está a votação virtual e que os estabelecimentos participantes ganharão consultoria em mídias sociais. O regulamento e detalhes da programação do Festival estão disponíveis em: instagram.com/festivalgastronomicodecaico

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Manutenção de placas solares garante segurança, eficiência e evita possíveis incêndios

Imagem: Reprodução

A falta de manutenção preventiva aumenta os riscos de incêndios e a perda de eficiência das placas de energia solar

De acordo com especialistas em energia solar, a ausência de manutenção preventiva e corretiva nas placas solares pode causar uma série de problemas, como risco de incêndios devido a falhas elétricas e perda de capacidade de geração de energia – um problema que pode chegar a reduzir a eficiência do sistema em até 25%. Isso ocorre principalmente pelo acúmulo de sujeira, poeira e até resíduos, que prejudicam a absorção da luz solar.

A falta de manutenção periódica nas placas fotovoltaicas pode gerar:


•          Riscos de incêndios e curtos-circuitos;


•          Queda na geração de energia e eficiência;


•          Custos adicionais de reparo e substituição;

Para evitar esses riscos e manter a eficiência máxima, é recomendado uma manutenção a cada 12 meses, dependendo da localização da usina e do nível de poluição local.

O processo de manutenção envolve limpeza adequada das placas, verificação das ligações elétricas e revisão das estruturas de fixação para identificar qualquer desgaste. As empresas especializadas oferecem serviços que garantem que as placas solares estejam sempre seguras e funcionando em sua casa ou empresa.

Os custos para manutenção podem variar, mas em média custa 2% do valor total do investimento para o funcionamento da usina.

Para Williman Oliveira, presidente da APER – Associação Potiguar de Energias Renováveis, é muito importante antes de contratar um serviço de manutenção da usina de energia buscar uma empresa que faça primeiro o monitoramento, para acompanhar os resultados da geração de energia, e que seja uma empresa especializada, evitando assim possíveis prejuízos.

No site da APER (www.aper.net.br) existem opções de empresas do segmento para consulta e escolha.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

SESI Formando Talentos faz encerramento em grande celebração pelo sucesso do projeto

Imagem: Reprodução

Depois de três meses de intenso trabalho formativo com crianças, adolescentes e adultos, o projeto SESI Formando Talentos celebrou o encerramento do seu primeiro ano nesta quinta-feira (31), no Solar Bela Vista. A noite foi marcada por uma grande confraternização que reuniu alunos, familiares e a comunidade, destacando a importância da arte no desenvolvimento das habilidades para a vida em todas as gerações. Com a presença de mais de 800 pessoas, entre artistas, elenco, plateia, fornecedores e profissionais contratados, o evento foi um verdadeiro sucesso. Centenas de pessoas engajadas e celebrando a arte!

Uma noite cheia de magia artística, na qual alunos mostraram seu talento nas artes cênicas e musicais, e uma feira de artesanato com obras feitas pelos próprios inscritos. O projeto Formando Talentos ofereceu, nesses meses, oficinas de teatro, dança, arte circense, construção de bonecos mamulengo e música, alcançando crianças, jovens e adultos. As ações formativas ocorreram em três locais: Escolas do SESI (São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Macau), SESI Solar Bela Vista e a comunidade da Rocas, em Natal.

Para a diretora e produtora cultural, Diana Fontes, foi um momento de muita emoção e realização. “Fizemos o encerramento e foi uma noite linda, muito emotiva, crianças com os olhinhos brilhando, tradição, uma flor da pele, boa música, bons talentos que se pronunciaram. Então só temos que agradecer a todos que fazem parte do SESI Cultura, Solar Bela Vista, toda a equipe, que juntos conseguiram realmente colocar em cena talentos de hoje e que com certeza serão talentos de amanhã com muita emoção. Então muito obrigada a todos. E vamos aguardar 2025 com novos projetos”, celebra Diana Fontes.

Na opinião da gerente executiva de Cultura do SESI, Valéria Marinho, o Formando Talentos trouxe habilidades únicas e valiosas, essenciais para atingir os objetivos do projeto. “É inspirador ver como conseguimos unir forças e superar desafios, alcançando resultados de sucesso. Obrigada a todos por fazer parte dessa jornada”, agradeceu.

SESI Cultura

O SESI Cultura, lançado em agosto de 2024, é uma verdadeira efervescência cultural. Com suas quatro frentes - SESI Formando Talentos, SESI Circuito Cultural, Memorial da Casa da Indústria e Estruturação e Fortalecimento da Gestão - o projeto vem transformando o cenário artístico local. Originado do SESI/RN e em parceria com o SESI Nacional, este movimento cultural conta com a direção e produção da talentosa Diana Fontes, trazendo uma nova energia e vitalidade à comunidade.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Concerto “Flores e Lágrimas”: uma noite de ópera com a Filarmônica UFRN

Imagem: Reprodução

Uma noite memorável em torno da ópera. No dia 9 de novembro, a Filarmônica UFRN apresenta, no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN, 'Flores e Lágrimas, um concerto de Ópera'. Apresentação que une intensidade e beleza musical com um repertório cuidadosamente selecionado do universo operístico. Para garantir presença em "Flores e Lágrimas," anote a data de retirada dos ingressos! Com sessões às 18h e 20h, os ingressos gratuitos estarão disponíveis no Sympla a partir das 9h da quarta-feira (06 de novembro). 

Sob a regência do Maestro André Muniz, o espetáculo apresenta árias inesquecíveis, imersas em uma narrativa instigante sobre o amor e a saudade, com texto desenvolvido pelo maestro, pianista e compositor Eli Cavalcante. “Não será apenas um deleite auditivo, mas também uma viagem emocional. Concertos assim são experiências transformadoras, que deixam marcas boas e profundas no público”, comenta o maestro André Muniz. 

“Flores e Lágrimas” conta com a presença da renomada soprano Alzeny Nelo, um dos grandes nomes do Estado, e da talentosa mezzo-soprano Virginia Cavalcante, professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Com carreiras consolidadas e vozes poderosas, elas prometem encantar o público. Ao lado delas, o tenor Jônatas Meireles e o baixo Leonardo Goulding, alunos avançados e promissores, trazem a energia vibrante de novos talentos, reafirmando o compromisso da Filarmônica UFRN com a formação musical da região. 


Com árias que exploram o amor, o destino e a intensidade humana, a noite será uma verdadeira homenagem ao espírito da ópera. O concerto se passa em uma casa repleta de lembranças, onde o anfitrião conduz o público por histórias de amor e tragédia, esperança e nostalgia. Da Abertura de Le Roi d'Ys à celebração vibrante de Libiamo, de La Traviata, com os quatro cantores reunidos no palco, o programa evoca momentos marcantes da ópera, convidando o público a experimentar a dualidade entre “flores e lágrimas” que permeia a arte lírica.

Confira o programa da noite:

Programa:
1. Abertura – Le Roi d'Ys
2. Vainement ma bien aimée
3. Ach! Ich fühl's
4. L'amour est un oiseau
5. Song of the Viking Guest
6. Alvorada – Intermezzo
7. In native worth
8. Quando m'en vo
9. Mon cœur s'ouvre à ta voix
10. In diesen heil'gen Hallen
11. Libiamo

SERVIÇO

Data: 9 de novembro de 2024
Local: Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN
Horário: Sessões às 18h e 20h
Entrada: Gratuita, com retirada pelo Sympla a partir das 9h, do dia 6/11

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel


Nova diretora da APER se reúne com a COSERN para tratar de demandas do setor de energia fotovoltaica

Imagem: Reprodução

A nova diretoria da APER participou, nesta quinta-feira (31), de uma reunião com a Cosern, com pautas relevantes em temas do setor, como: transparência, complexidade das normas e desafios na regulamentação. Os membros da nova diretoria foram recebidos pelo Superintendente de Relacionamento com Clientes, Júlio César Linares Giraldi e os membros da equipe técnica: Givanildo Batista - Gerente de relacionamento de grandes clientes, e Francis Mary - Gerente de Planejamento Grandes Clientes.

Na ocasião, o presidente da APER, Williman Oliveira abordou questões como o PL 671/2024, que proíbe a exploração econômica e a produção de energia elétrica por meio de minigeração distribuída ou microgeração por concessionárias de energia elétrica ou por suas controladoras, coligadas ou controladas. Também foram abordadas questões de prazos e interpretações divergentes sobre normas de cobrança de demanda de geração, destacando a importância de uma comunicação clara com os clientes para reduzir incertezas jurídicas.

O Superintendente de Relacionamento com Clientes, Júlio César, marcou para o próximo dia 30 de novembro, uma nova reunião para tratar sobre as mudanças na norma DIS-NOR-033, que estabelece os requisitos técnicos para a interligação de minigeradores ao sistema de distribuição de média tensão da Neoenergia, foi substituída pela DIS-NOR-031, que trata da conexão de microgeradores. “Estamos viabilizando uma agenda mensal para que integradores associados do interior tenham encontros com especialistas da Cosern, abordando casos específicos de clientes de geração, como já acontece quinzenalmente na sede em Natal”, afirmou Júlio César.

Para o presidente da APER, Williman Oliveira, a reunião foi bastante proveitosa e a nova diretoria estará sempre atenta para, em parceria com a COSERN, alinhar diretrizes para o desenvolvimento do setor. “Agradecemos a Cosern esse diálogo com a APER e também por sempre contribuir com o desenvolvimento do setor”, agradeceu o presidente.

Presentes na reunião, além do presidente Williman Oliveira, o vice-presidente Kaio César Medeiros, o diretor institucional Cássio Maia, o diretor técnico Talles Lima e o diretor financeiro e administrativo Victor França de Lima.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel