Imagem: Reprodução |
“Recordar é viver. E reviver. Por isso estão sendo reeditadas as memórias dessa grande figura humana que há 30 anos nos deixava. Trata-se de uma oportunidade de lembrar aos mais experientes e ensinar aos mais jovens quem foi aquele em quem só se fala hoje quando da referência ao Pronto-Socorro do Hospital Walfredo Gurgel. Alguém dessa estirpe e com esses exemplos de vida precisa ser lembrado e relembrado sempre que for possível. Livro ditado, em face de suas limitações de visão aos 81 anos, é uma leitura que nos presenteia com a demonstração de sua impressionante memória, determinação, empreendedorismo e pioneirismo, mas, acima de tudo, de sua personalidade verdadeiramente humana e reveladora dos mais profundos valores cristãos”, destaca Fábio Sarinho Paiva, advogado e neto do autor.
“A grande importância deste livro é o registro vivo de uma vida dedicada a salvar vidas. O médico Clóvis Travassos Sarinho foi um destacado cirurgião em toda sua vida profissional. Através do entusiasmo do seu neto, o brilhante advogado Fábio Sarinho Paiva, o livro conta a história da medicina potiguar, apresentando detalhamentos em vários capítulos. A leitura percorre explicitamente episódios que comprovam os caminhos dos primórdios desta belíssima profissão no nosso Estado. Desta maneira torna-se indispensável para a necessária cultura que todo médico do Rio Grande do norte precisa ter”, argumenta o presidente do CREMERN, Dr. Marcos Jácome.
O nome do Dr. Clóvis Sarinho também faz parte do Conselho de Medicina. O auditório do CREMERN, onde ocorrerá a solenidade de lançamento do livro, também tem o seu nome. Isto se deve ao fato dele ter integrado a primeira diretoria da autarquia, ao lado do professor Onofre Lopes.
“Professor Clóvis Travassos Sarinho foi um Homem marcante na vida da medicina do Rio Grande do Norte, não só pela sua capacidade técnica, mas também pelo caráter e humanidade para ajudar as pessoas que necessitavam de seus serviços profissionais. Como Professor, se distinguiu em formar uma equipe de Cirurgiões na cidade de Natal como também foi pioneiro na criação de Hospitais como a Casa de Saúde São Lucas e a Policlínica que ainda hoje são hospitais de referência na nossa cidade”, declarou Fernando Lisboa, Professor Doutor do Departamento de Cirurgia da UFRN.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel
Nenhum comentário:
Postar um comentário