A trombose é a formação de coágulos dentro dos vasos, podendo ser arterial ou venosa. Sendo a mais comum a Trombose Venosa Profunda (TVP) e a trombose em veias profundas dos membros inferiores. A estimativa, segundo dados da SBACV Nacional, é de 60 casos de TVP para cada 100 mil habitantes; e a proporção entre homens e mulheres é semelhante. A doença, em muitos casos, é assintomática, porém, pode aparecer dor, calor, vermelhidão e rigidez na musculatura na região que se formou o trombo.
A presidente da SBACV-RN, Dra. Glenda Rocha (CRM RN 3173 | RQEs 1302 e 3913), comenta que aproveitar esse dia é importante para esclarecer à população sobre os riscos da trombose. “O maior risco da trombose é virar uma embolia pulmonar, que é quando o coágulo se desprende da veia, passa pelo coração e vai para o pulmão, podendo levar o paciente a óbito”, esclarece a presidente.
Os principais fatores de risco são: imobilidade (pacientes acamados ou submetidos a cirurgias longas); mulheres com uso de hormônios (anticoncepcionais); varizes; idade avançada e/ou com doenças de coagulação.
Realizar check-up vascular é uma medida preventiva e que salva vidas. Procure um médico angiologista e/ou cirurgião vascular e mantenha sua saúde em dia.
AÇÃO | 13 de Outubro - Dia Mundial da Trombose
Não deixe a trombose parar a sua vida!
Onde: Parque das Dunas (Av. Alm. Alexandrino de Alencar, s/n - Tirol, Natal)
Quando: 13/10 (Domingo)
Horário: 8h às 12h
Mantenha-se informado:
Acesse: www.sbacvrn.com.br
Siga: @sbacvrn
Nenhum comentário:
Postar um comentário