Alunos de diversas escolas e cursinhos do Brasil se preparam para realizar a prova do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio, nos próximos dias 03 e 10 de novembro. Dividida em dois cadernos, sendo um de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagem, Códigos e Redação; e Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que são aplicadas em dois domingos consecutivos. Para esse momento, são anos de preparo, planejamento, organização, abdicação, técnicas aprimoradas e alguns diferenciais, como o Colégio Monte (Natal-RN) realiza com os seus alunos da 3ª série do ensino médio (Pré).Imagem: Reprodução
“A preparação do aluno acontece durante toda a trajetória. No entanto, se faz necessário entender que, quando ele é acompanhado com intencionalidade, e de acordo com os seus potenciais e as suas fragilidades, faz toda a diferença na hora em que vai ser submetido ao ENEM. As chances dos acertos e do sucesso para o aluno entrar no curso que deseja, são maiores quando ele tem um acompanhamento individualizado”, comenta a diretora pedagógica do Colégio Monte, Mônica Guimarães.
Esse acompanhamento individualizado é baseado nas necessidades de cada aluno, seja na metodologia aplicada dentro da escola ou na rotina externa, em casa e nas horas de lazer. “Há uma definição e construção de hábitos que leva o aluno a ter uma cultura de estudo e que, de fato, a rotina contribua para alcançar os resultados almejados. Atrelado a isso, nós sugerimos que o aluno insira, também, na rotina, hábitos alimentares saudáveis, exercícios físicos, ter um sono regularizado, e, tudo isso, no Colégio, nós ajudamos a montar essa rotina, de acordo com cada aluno. Ou seja, além dos estudos, nós auxiliamos na construção da rotina pessoal. Porque entendemos que, se as questões emocionais, pessoais estiverem organizadas, o aluno consegue se concentrar, absorver os conteúdos e potencializar os resultados”, complementa a diretora pedagógica.
Metodologia essa, comprovada pela mudança de desempenho da aluna Mariana Tobler, da 3ª série (pré), do Colégio Monte. “Achei muito mais eficaz depois da escola me ajudar no planejamento de rotina. Eu sou uma pessoa que tenho dificuldade em organizar meus horários, meu tempo e, com a metodologia do Colégio, eu comecei a ter mais noção para focar e melhorar meu desempenho. Hoje em dia minha rotina está bem melhor, porque passei a enxergar o tempo que eu estava gastando e comecei a focar mais no que eu precisava”, expõe a aluna.
E, Emir Santa Rosa, também aluno da 3ª série, destaca a importância de ter professores especializados e dedicados, além de uma metodologia e estrutura que contribua para a facilitação do aprendizado do aluno. “Eu tinha uma média relativa, em redação, que considerava terrível. Em poucos meses, com a metodologia do Colégio, eu consegui saltar de 720 para 900 e até mesmo 1000. Cheguei ao ponto de começar a achar divertido fazer redação. Não é mais só uma burocracia, agora eu já gosto. Aqui é muito mais fácil perguntar, tirar dúvidas e ver que eles estão interessados em ensinar e não, simplesmente, só dar aula”, complementa Emir.
“Observamos as potencialidades e as dificuldades de cada aluno, monitoramos e realizamos estudos individualizados e personalizados de acordo com a necessidade de aprendizagem de cada estudante. Eles fazem, no mínimo, 40 redações por ano, de temas diversos. Então, quando são expostos para realizar a prova do ENEM, já conseguem, de certa forma, ter segurança e controle emocional para os dias de prova”, finaliza a diretora pedagógica, Mônica Guimarães, que deseja boa prova a todos os alunos do país e está confiante nos resultados dos seus alunos.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel
Nenhum comentário:
Postar um comentário