O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou por 12 votos a 5 um processo contra André Janones por suposta quebra de decoro parlamentar. Janones era acusado de praticar “rachadinha” em seu gabinete. Desde 2021, o caso tem sido investigado pela Polícia Federal (PF) e tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo as investigações, em 2019, assessores e ex-assessores do deputado teriam sido obrigados a devolver parte de seus salários a Janones.
O clima já estava tenso quando, três semanas atrás, o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), relator da ação contra Janones, apresentou um parecer recomendando o arquivamento do processo. Boulos argumentou que “não há justa causa” para o prosseguimento da ação, destacando que as denúncias surgiram antes do início do mandato de Janones na Câmara, em 2023.
Apesar do parecer favorável e do arquivamento decidido nesta quarta-feira, a tensão explodiu no corredor da Câmara. Testemunhas relatam que Janones, aparentemente fora de si, partiu para cima de Nikolas Ferreira, e o confronto só não se tornou físico graças à intervenção de outros parlamentares e seguranças presentes.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel
Nenhum comentário:
Postar um comentário