Com o Açude Público Pataxós na zona rural de Ipanguaçu sangrando com mais de um metro de lâmina de água o município está em alerta uma vez que há possibilidade de alagamentos em algumas comunidades rurais e urbanas. O prefeito Reno Fonseca já se reuniu com a comissão municipal de Defesa Civil e antecipou que caso haja necessidade escolas da rede pública já estão a disposição como possíveis locais para acolhimento de desabrigados.
Outras ações segundo o chefe do Executivo ipanguaçuense estão sendo montadas como por exemplo, a disponibilidade de transporte em caso de mudança dos moradores. Além disso, a criação de um plano de emergência o qual já está pronto e será colocado em prática caso haja necessidade.
Por volta das 12h deste primeiro dia de abril de 2024 o Açude já sangrava com um metro e 15 centímetros de acordo com medição feita no local por um popular.
A elevação no nível de água do Açude Pataxós é resultado das fortes chuvas registradas no último final de semana de março especialmente nas regiões Central e Seridó do Estado.
Além da elevação dos reservatórios alguns danos foram registrados como por exemplo na BR 304 entre os municípios de Lajes e Caiçara do Rio dos Ventos a rodovia federal está interditada por tempo indeterminado depois que veio a se romper em consequência do Açude Salgado ter estourado e a água em alta velocidade atingir a pista.
A Polícia Rodoviária Federal orienta aos viajantes que trafegam por exemplo no sentido Mossoró/Natal que sigam rotas alternativas pela própria BR 304 seguindo pela RN 233 rumo a Paraú e BR 226 a partir de Triunfo Potiguar.
Outra rota alternativa é pela RN 118 passando por Ipanguaçu indo até a BR 405 em Macau entrando em Natal pela zona norte.
Em Santana do Matos a RN 041 que liga o município a BR 304 também se rompeu.
O medo da água alagar as comunidades urbanas e rurais em Ipanguaçu tem feito com que alguns moradores de Ubarana próximo a RN 118 deixem suas casas.
Edição Gustavo Varela
Nenhum comentário:
Postar um comentário