Imagem: reprodução. |
Trata-se de um trabalho técnico de remediação em postos que apresentavam nível de contaminação e necessitam se adequar. Esse trabalho abrange desde o acompanhamento do processo de remoção dos contaminantes até o monitoramento subsequente por até dois anos após a conclusão da descontaminação total.
“ A função da secretaria é assegurar que, mesmo após o licenciamento, o posto demonstre engajamento nos procedimentos de análise e descontaminação. A coleta de amostras foi realizada em poços de monitoramento, sendo três pontos subterrâneos no lote do posto em questão, com o objetivo de verificar a redução da contaminação previamente identificada”, explica a tecnóloga ambiental e analista da Semurb, Flávia Janiny.
O Projeto Áreas Contaminadas tem dado ênfase à intervenção em postos de combustíveis, devido ao Projeto de Adequação Ambiental de Postos de Combustíveis, em vigor desde 2010. No entanto, vale ressaltar que o escopo não se limita apenas a essa categoria de estabelecimento.
Cada análise realizada visa avaliar a redução dos contaminantes na região afetada. Essas avaliações são conduzidas em colaboração com o NUPPRAR, laboratório credenciado para esse tipo de avaliação. Após a análise pelo laboratório é emitido um laudo que é encaminhado tanto ao Ministério Público quanto ao empreendedor e à Semurb.
O grupo de trabalho do Projeto de Controle de Áreas Contaminadas, coordenado pela Semurb, também conta com o apoio da Secretaria de Saúde (SMS) e da Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (ARSBAN), havendo encontros periódicos para avaliação e discussão de situações que possam ter impactos à saúde pública.
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