Para Herika Arcoverde, diretora-executiva do Sindicato da Industria da Construção Civil no Rio Grande do Norte - Sinduscon/RN, o mestre de obras tem papel fundamental na indústria, desempenhando funções cruciais que contribuem para o sucesso, segurança e resultado das obras.
"As atribuições são inúmeras, como coordenar a obra, gerir os profissionais e recursos, garantir o cumprimento dos planos e prazos dos projetos, com qualidade, certificando o cumprimento das especificações técnicas, minimizando desperdícios, priorizando a segurança para evitar acidentes, e muito mais. Garantindo que os trabalhos sejam realizados com eficiência, segurança e qualidade, desde o início até a conclusão da obra", aponta Herika.
Braço direito do engenheiro de obra, são profissionais experientes que possuem capacidades técnicas e de gestão de pessoas mais desenvolvidas. A maioria, iniciam nas funções básicas e vão ganhando experiência prática ao longo da carreira, e se aprimoram com formação técnica.
É o que aconteceu com Manoel Fernandes, 32, mestre de obras na W3 Empreendimentos. Aos 17 anos, começou na área atuando como ajudante, e após 6 meses desempenhando um bom trabalho foi classificado como pedreiro. Após 2 anos trabalhando de maneira autônoma, adquiriu bastante experiência, a partir do acompanhamento de diversas fases da obra, tornou-se encarregado, e hoje atua como mestre de obras.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel
Nenhum comentário:
Postar um comentário