Imagem: reprodução |
O adiamento foi recomendado pelo Ministério Público Estadual após eleitores enfrentarem problemas na votação. Entre os motivos alegados pelo Ministério Público está um erro na distribuição das urnas eletrônicas. A entrega errada dos equipamentos eletrônicos nos locais de voto causou um conflito com o caderno de votação das seções no município.
A votação começou às 8h, mas logo no início os eleitores enfrentaram problemas. A equipe da Inter TV Cabugi esteve na Escola Municipal Celestino Pimentel, no bairro Cidade da Esperança, onde os eleitores não apareciam cadastrados para as urnas das seções.
Após apresentarem a documentação pessoal, que consta corretamente na lista da seção, os eleitores eram retidos na etapa seguinte, em que os mesários cadastram no equipamento eletrônico e o votante não está apto para votar naquela urna.
A reportagem também esteve na Escola Municipal Professor Zuza, no bairro Nossa Senhora do Nazaré. Neste local de votação, a informação passada aos eleitores é de que as urnas eletrônicas não eram dessa escola, mas sim da Escola Municipal Celestino Pimentel.
A coordenadora de eleição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tereza Farache, afirmou que a responsabilidade pelos problemas na eleição deste domingo (1) é do Comdica.
"Desde março orientamos e treinamos os conselhos, explicamos que as urnas eletrônicas têm identificação nas caixas e que devem seguir para aquela seção eleitoral correspondente. Infelizmente, Natal não atentou para isso e distribuiu essas urnas aleatoriamente", disse.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário