Imagem: reprodução |
Entre as doenças tratadas pelos angiologistas e cirurgiões vasculares, está o Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA). O presidente da SBACV-RN, Dr. Márcio Villar, comenta que os aneurismas não ocorrem somente na região do cérebro, e esclarece: “O aneurisma consiste na dilatação anormal de um vaso sanguíneo ocorrido devido ao enfraquecimento da sua parede. É uma doença silenciosa e, na maioria dos pacientes, não apresenta sinais ou sintomas, sendo isso, também, um fator perigoso, uma vez que pode romper-se, resultando em hemorragia, muitas vezes, fatal”.
A Aorta Abdominal é responsável por enviar sangue para as pernas, trato intestinal e rins. E, um aneurisma ocorre, quando a parede da aorta enfraquece e começa a dilatar. Se não tratado, pode aumentar e romper-se, causando hemorragia interna grave e levar à morte. “Daí, também, a importância do diagnóstico precoce e da realização do check-up vascular, que é quando o médico verifica através do histórico, queixas do paciente, exames físicos e de imagens, os riscos e as possibilidades de doenças vasculares, como essa citada”, comenta o presidente da SBACV-RN.
Além do AAA, outras doenças vasculares como: Trombose Venosa Profunda (TVP), Doença Arterial Periférica (DAP), Linfedema, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Pé Diabético e Varizes são algumas enfermidades vasculares e que a população precisa ter consciência de que é possível prevenir, diagnosticar e tratar. “O bom funcionamento do sistema vascular é essencial para a manutenção da vida e do bem-estar. A adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada, não fumar e evitar ingestão de bebidas alcoólicas são boas medidas para a saúde”, acrescenta o presidente da SBACV-RN, Dr. Márcio.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário