Imagem: reprodução |
Médica, residente em São Paulo desde os anos 70, Tânia tem como principal característica, em suas obras, traços e cores fortes, com grande influência do Nordeste. É a primeira vez que Tânia, que já teve obras expostas em museus e galerias de São Paulo e de outros países, participa de uma exposição exclusiva no RN.
“Tenho uma compulsão: a pintura”, afirma. Para Tânia, sua pintura é “arte informal, imaginativa, gestual e espontânea”. “Gosto de pintar simplesmente entregando-me ao ato de pintar. Sem regras ou qualquer tipo de bloqueio”, diz. “Pintar é uma necessidade, desejo de muitos anos”.
Tânia mescla as raízes nordestinas e a vida em São Paulo na criação de sua obra. “O lirismo e a provocação estão em minha poética, fruto da experiência da vida na caatinga do sertão nordestino, meu ninho, e na grande metrópole (São Paulo), onde vivo desde os 24 anos” afirma.
“Caatinga e metrópole se confundem no jogo das linhas e sombras, das cores fortes. A composição cromática de minhas pinturas é influenciada pela minha origem nordestina”, explica. “São imagens coloridas das bonecas de pano, das colchas de retalhos, do artesanato de barro e dos bordados, das bandeirinhas juninas e do vestuário de danças populares”.
“O solo tropical, de sol ardente, me leva à utilização excessiva de rosa, púrpura, laranja, amarelos e vermelhos. Eles representam, em minha pintura, o lirismo da aurora e do crepúsculo, e o temível sol do meio dia”, diz. Casada com o jornalista paulista Dácio Nitrini, Tânia é um dos oito filhos da família Vidal, de Alexandria (Oeste Potiguar). Estudou em Mossoró e Fortaleza, onde se formou em Medicina.
A exposição “Sol de Todas as Cores” ficará por três meses na Galeria Sol da Meia Noite. Além da abertura, dia 28 de abril, a mostra poderá ser vista de terça a domingo, entre 18h e 21h. A entrada é gratuita. O endereço da galeria – importante espaço de arte potiguar - é avenida dos Arrecifes, 2454, bairro do Maceió, São Miguel do Gostoso. Telefone para contato: (84) 996957368.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário