Imagem: reprodução |
A PEC direciona recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para custear o piso nacional da enfermagem. Os valores serão pagos pela União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.
A medida vale para pagamento de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras do setor público, além de entidades filantrópicas e prestadores de serviço com um mínimo de atendimento de 60% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do piso para enfermeiros é de R$ 4.750. Da quantia, 70% é destinado aos técnicos de enfermagem, e 50%, aos auxiliares de enfermagem e parteiras. Agora, a enfermagem de todo o Brasil aguarda pela sessão solene de promulgação da PEC do piso salarial da enfermagem no Congresso Nacional - ainda sem data para acontecer.
Para nós do Sindsaúde/RN, que desde o início travou essa luta pela implantação de um Piso Salarial para a enfermagem, esse momento representa uma grande conquista para a categoria em todo o país! “É importante que todos os profissionais da enfermagem se mantenham mobilizados pois a luta não acabou, só iremos descansar quando o piso salarial sair nos nossos contracheques não tem mais desculpa, agora é lei, tem que cumprir!”, afirma João Assunção, diretor do Sindsaúde/RN.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário