15 outubro 2022

Clássicos da MPB marcam abertura do Fest Bossa & Jazz em São Miguel do Gostoso-RN

Evento segue até domingo (16) e promete grandes surpresas com shows nacionais e internacionais

Imagem: reprodução

O Fest Bossa & Jazz deu o play, em grande estilo, na edição 2022 de São Miguel do Gostoso-RN. Com movimentação pelas ruas e estabelecimentos, o Festival cumpre seu papel de incrementar e contribuir economicamente e culturalmente com um dos destinos do Rio Grande do Norte mais procurados para quem vislumbra descanso, lazer e cultura. Evento segue até domingo (16) com encontros inéditos e vibrantes apresentações com nomes nacionais e internacionais da música. 

A quinta-feira (13) começou com as oficinas socioculturais e socioambientais. Essas, vão reunir e agregar, em seus dois dias, cerca de 1 mil crianças da rede pública de ensino. Acontecendo de forma simultânea, no Centro de Cultura da cidade, o músico e artesão Alexandre Ferro comanda a atividade de Criação de Instrumentos Musicais com Recicláveis (pandeiros, berimbaus, chocalhos com resíduos de PVC e garrafas PET) para alunos com idades entre 08 e 16 anos, enquanto, em outra sala, o músico Gilberto Cabral e os professores da Osc Ilha de Música, ministram as Oficinas Itinerantes da Ilha, com introdução à música. “Esse envolvimento e integração do festival com a parte educacional é imprescindível e deixa legados que não têm preço. Crianças que começaram lá atrás e que agora tocam violão, percussão, instrumentos de sopro, àquelas que já agem diferente com as questões ambientais,  é uma recompensa mais que satisfatória”, explica Rusi Borges, coordenadora das oficinas.

A noite da quinta, marcando o início dos shows, no Polo Quintal Pizzaria, apresentação da Bossa & Jazz Street Band e encerramento com Simona Talma, no tributo “Divas da MPB”. E que tributo! A artista, com seus 22 anos de carreira, subiu ao palco, se entregou e presenteou a plateia com um repertório composto por canções marcantes nas vozes de Gal Costa, Maria Bethânia, Rita Lee e Angela Ro Ro. Um show visceral, de versões intensas que permeiam o rock, jazz, blues, soul. Tocante, a apresentação elevou a plateia a uma energia vibrante em músicas como Força Estranha, Gota de Sangue, Fera Ferida e muito mais. O final ainda reservou uma surpresa. Simona convidou a cantora e compositora Valéria Oliveira, que estava na plateia e, juntas, fizeram um lindo dueto. 

Para a noite desta sexta-feira (14), tem muito mais Fest Bossa & Jazz. A partir das 19h, cortejo com a Bossa & Jazz Street Band encaminhando o público até o palco na Praia da Xêpa para apresentação, às 20h, de “Dudu Lima Trio convida Wagner Tiso”, que compõem o emocionante encontro de duas gerações da música instrumental brasileira que renderá um grande tributo pela passagem dos 50 anos do Clube da Esquina e, às 21h30, quem assume a musicalidade é Valéria Oliveira. Cantora, compositora e instrumentista, pela primeira vez no Festival, Valéria sobe ao palco ao lado do produtor e multi-instrumentista, Jubileu Filho e do percussionista, Kalliney Silva. No repertório, clássicos do samba embalados por voz, violão e cavaquinho com um toque percussivo. 

Finalizando a noite da sexta-feira, às 23h, também no palco da Xêpa, Emily Braden & Misha Piatigorsky. Ambos compondo a lista dos artistas internacionais, para o festival, Emily & Misha e seu trio prometem uma apresentação inesquecível para os mais exigentes apreciadores do jazz. E, como já é esperado pelo público, a Jam Session da noite acontece no Oré Robata Nordestina.


O sábado (15), conta com opções para o público curtir o dia inteiro. Às 10h tem cortejo Good Morning Jazz; a partir das 15h, no Polo Sunset Idílico tem Glay Anderson & The Black Stars. Às 16h, no mesmo lugar, chega a mossoroense Dayanne Nunes, com o Tributo à Elza Soares. A noite, a partir das 19h, o cortejo da Bossa & Jazz Street Band arrasta o público para o Palco Praia da Xêpa que aguarda a todos com show, às 20h, da Femme Jazz - um combo de música instrumental 100% feminino. Às 21h30, outro encontro que promete: a cantora potiguar radicada na cidade de Nova Iorque, Liz Rosa convida Benny Benack III. Liz apresenta em primeira mão as canções do seu novo disco Jazz Brasil. Acompanhada por Misha, pelo baixista Gili Lopes e pelo baterista Bruno Lucas, Liz divide o palco com Benny Benack III, trompetista e cantor norte-americano. Quem fecha o line-up de apresentações do sábado, às 23h, é o cantor, compositor e guitarrista, Wilson Sideral que traz, pela primeira vez ao RN, o show “Tropical Blues”, mesmo trabalho apresentado no Rock in  Rio deste ano. E, encerrando, a Jam Session da noite será no Spaço Mix. 

O domingo (16) tem cortejo Good Morning Jazz, às 10h. E, no Polo Sunset Jack Sparrows, tem Tributo a Elza Soares com Dayanne Nunes, além do encerramento com a banda Parahyba Ska Jazz Foundation. Da Paraíba, a banda bebe da fonte Jamaicana do SKA e da essência do Jazz, através de um naipe de metais cheio de frases fortes, consistentes e marcantes. 

Programe-se, até 16 de outubro! O Fest Bossa & Jazz – São Miguel do Gostoso 2022 tem a participação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Governo Cidadão, com recursos oriundos do Banco Mundial, patrocínio da SterBom, através da lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura e da Prefeitura de São Miguel do Gostoso com apoios da SETUR RN, Secretaria de Turismo de São Miguel do Gostoso, FIERN, SESI RN, AD Telecom, Multimedia Design Studio, Potiporã, Luck Receptivo, Michelle Tour e G7 Comunicação, tendo a Petra como cerveja oficial, promoção da Band RN e realização da Juçara Figueiredo Produções. Programação e mais informações do Fest, hospedagens e onde comer, acesse https://www.festbossajazz.com.br/webapp/ ou siga @festbossajazz no Instagram.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário