Imagem: reprodução |
Os estudos iniciaram durante o primeiro semestre, com aulas sobre cooperativismo. A disciplina, ministrada pelo professor Roberto Peixoto, compõe o currículo do Novo Ensino Médio. Uma vez por semana, e de forma bem participativa com discussões, os estudantes realizaram trabalhos em grupo e pesquisas. Eles aprenderam o que é o cooperativismo, como se cria uma cooperativa, a diferença entre o regime cooperativista e o mercantilista, além da amplitude das relações produtivas na sociedade cooperativa e ainda criaram as suas próprias cooperativas.
Para o professor Roberto Peixoto, "aprender o que é cooperar e como as cooperativas são criadas desenvolve nos alunos as habilidades para resolver problemas sociais de uma ou mais classes trabalhadoras”, revela.
Usando a metodologia Sprint os alunos lançavam as ideias, discutiam, mapeavam o nicho de profissões existentes na sociedade, decidiram qual nicho gostariam de trabalhar e formaram as suas cooperativas para resolver ou potencializar os negócios do nicho escolhido. Os Nichos escolhidos foram pertencem aos seguintes ramos: Saúde (Fisioterapeutas) e do Trabalho e Produção de Bens e Serviços (Artista Musical e Gari).
Nesta quinta-feira, os alunos apresentaram as três cooperativas criadas com nomes fictícios homenageando os animais do nordeste. Cooperativa de Artistas Musicais - Cachorro do Mato; a área de atuação são os contratos de trabalhos; Cooperativa de Fisioterapeutas - Puma; área de atuação é a criação de espaços coletivos adequados para atendimentos dos fisioterapeutas; Cooperativa de Gari – Urubu; com área de atuação na limpeza da cidade.
Para o aluno David dos Anjos, a experiência serviu para aprender a trabalhar em sociedade. “O que vou levar para a minha vida é a lição é saber trabalhar em equipe, além de entender melhor quais os processos e etapas na criação de uma empresa e a importância do cooperativismo”, declarou.
O Colégio Monte é mantido por uma cooperativa, a Cooperativa dos Trabalhadores em Educação - Coopedu. “Sua criação é a materialização de que o cooperativismo é viável e dá certo. Muito nos orgulha constatar os nossos alunos aprendendo sobre o cooperativismo e, além disso, criarem as suas cooperativas”, disse a Diretora Pedagógica Mônica Guimarães.
Para Karolina Carvalho, Diretora Administrativa, a realização da TED Talks com a temática do cooperativismo e com a participação de cooperativas e organizações é inovador. “Além de inovar, ainda possibilita que os nossos alunos aprendam e enxerguem novas possibilidades de negócios”, garantiu.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário