Imagens: Reprodução |
A principal ação prevista na parceria será a preparação de profissionais que atuam em empresas associadas à APER para provas da “Certificação por Competência” que o SENAI-RN desenvolveu e aplica de forma exclusiva no Brasil em conjunto com a Alemanha.
A Certificação será para instaladores de sistemas fotovoltaicos - ou seja, para os profissionais que instalam sistemas que geram energia solar em empresas e residências. Esses profissionais representam uma categoria que corresponde a mais da metade da força de trabalho empregada nessas companhias. A Certificação envolve provas teóricas e práticas que atestam às empresas que o instalador está devidamente qualificado para o trabalho. Inicialmente será para profissionais que atuam como instaladores de sistemas fotovoltaicos, mas o SENAI-RN também disponibiliza outros cursos voltados para a área de energia solar fotovoltaica. A Certificação funciona como um selo de qualidade, indicando que o profissional está apto a realizar a atividade que desenvolverá, em campo ou na empresa.
De acordo com Rodrigo Mello, o modelo da certificação é baseado no “sistema dual de ensino alemão”, que avalia conhecimentos teóricos e práticos na formação profissional para atuação no segmento. “Esse modelo é desenvolvido dentro do Projeto Verena, que o SENAI-RN e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), uma das cinco unidades educacionais do SENAI no estado, executam no Brasil com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade alemã de Trier (EIC Trier)”, garante o diretor.
“Inicialmente teremos nesse curso preparatório uma turma piloto com 20 instaladores de empresas associadas à APER e consideramos essa parceria um marco em que o SENAI-RN traz pela primeira vez para uma Associação o modelo de certificação alemão para profissionais que estão na linha de frente do mercado”, diz Amora Vieira, coordenadora do Projeto Verena pelo SENAI.
As empresas que compõem a APER contam com aproximadamente 700 colaboradores, cerca de 17,5% do universo total empregado pelo setor no Rio Grande do Norte.
De acordo com Max Assunção, presidente da APER, “O acordo com o SENAI-RN sela o início de uma parceria que consideramos muito importante para o segmento de energia solar na modalidade de geração distribuída, aquela em que o consumidor gera sua própria energia, pois permite a qualificação dos profissionais envolvidos, como também abre espaço para a certificação das empresas associadas. Mais uma vez o RN, com o apoio do SENAI, mostra seu pioneirismo no campo das energias renováveis e a APER se junta a esse esforço de tornar o mercado sustentável e qualificado para os desafios de gerarmos cada vez mais energia com o menor custo possível”, comemora Max Assunção.
“Nós precisamos fortalecer cada vez mais nosso Rio Grande do Norte nesse contexto dessa grande fortaleza que nós temos que é a energia solar e a energia eólica. Nós temos informações com comparativos do passado e atuais da incidência dos raios solares em nossa região para geração de emprego e renda, investindo em capacitação e garantindo a qualidade dos serviços oferecidos”, comentou Emerson da Cunha Batista, Diretor Regional do SENAI-RN.
Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER)
Constituída em 2020, a Associação Potiguar de Energias Renováveis – APER nasceu da necessidade observada pelos empreendedores e parceiros que atuam na área - particularmente na Geração Distribuída de energia solar, da formação de uma cadeia de fornecedores de equipamentos, materiais e serviços que transmitam aos consumidores segurança quanto aos investimentos que estarão realizando, com o consequente crescimento sustentável do setor.
A APER conta atualmente com 34 empresas associadas, distribuídas entre a Grande Natal, a cidade de Mossoró e as regiões Seridó e Alto Oeste do estado. A lista engloba empresas que atuam com sistemas híbridos (de geração solar e eólica) e fabricantes de estruturas para energia solar.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário