Imagens: Reprodução
A Defesa Civil Nacional, vinculada administrativamente ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em 11 cidades brasileiras.
Em oito delas, a causa foi a estiagem. Estão nessa situação as cidades de Brumado, Candiba, Lagoa Real e Planaltino, na BA; Arvoredo, Concórdia e Cordilheira, em SC; e, Pedra Preta, na região Central do estado do RN.
As outras cidades com situação de emergência reconhecida foram Trizidela do Vale, no MA, por conta de inundações; Baião, no PA, que passou por chuvas intensas; e, Dom Cavati, em MG, onde foram registrados vendavais.
Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR explica que os municípios que tiveram reconhecimento federal de situação de emergência podem fazer a solicitação de recursos para as ações de resposta, que compreendem socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais e também para as ações de recuperação.
Os pedidos devem ser encaminhados via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2id), que é a principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, transmite reportagem de Alessandro Mendes, do portal Agência Brasil 61.
Nenhum comentário:
Postar um comentário