Confira nosso artigo e conheça mais
sobre a história desse excelente veículo
Imagem: Divulgação Mini Cooper |
O Mini
Cooper 2020 é um
dos carros mais icônicos do mercado. Originalmente introduzido no final dos
anos 1950, o hatch compacto ainda reina supremo entre os modelos premium de
"imagem". Essa é uma boa proposta para quem busca um carro
diversificado, com o requinte de uma marca de luxo, e até mesmo um esportivo em
versões mais caras.
A atual linha
MINI Cooper 2020 pode ser encontrada em várias configurações diferentes no
mercado nacional. Isso inclui a escotilha do MINI 3 portas, a escotilha do MINI
5 portas, o MINI conversível e o "picante" MINI John Cooper Works,
que sempre tem uma carroceria de três portas. Há também os merecidos Clubman
(station wagon) e Rodak (crossover). Por R $ 126.990, você pode escolher a
configuração MINI Hatch mais acessível. Do outro lado do catálogo, como
exemplo, está o MINI John Cooper Works 2020, que custa R $ 189.990 (ou
exatamente R $ 55 mil a mais). Há também o MINI Conversível 2020 por até R $
188.990.
A história do
Mini Cooper começou em 1959 com um modelo clássico quando Sir Alec Issigonis
projetou o primeiro modelo para a British Motor Company (BMC), dando origem ao
Austin Seven e ao Morris Mini-Minor.
Seu
desenvolvimento foi causado pela crise do Canal de Suez, que forçou os preços
do petróleo e exigiu o surgimento de carros mais econômicos no então Império
Britânico. O projeto começou em 1956, um ano após que a Volkswagen deixou de
lado o design do EA48, um carro com dimensões e estilo muito parecidos com o
futuro Mini.
A chamada Mini
Mark I durou até 1967 e se distinguiu por aros de aço de 10 polegadas e apenas
3,05 metros. Esta e a próxima geração, Mark II, foram vendidas sob duas marcas
BMC, Austin sendo mais popular e Morris mais sofisticado. Não apenas uma
pequena escotilha de duas portas foi feita, mas também várias variantes,
incluindo caminhonete, van, sedan e perua. Foi montado na Austrália, exceto na
Grã-Bretanha. Ele também tinha as marcas Innocenti, Riley e Wolseley. Mas se
Cooper já havia se tornado um culto na Inglaterra, ele ganhou ainda mais fama
mundial na geração Mark II.
Além das duas
fábricas na Grã-Bretanha, o Mini Cooper também era fabricado na Bélgica, Nova
Zelândia, Portugal, África do Sul, Iugoslávia, Espanha, Malásia e Chile, mas
foi neste último que o Mark II ganhou fama, sendo feito de uma carroceria de
fibra de vidro, tornando-o ainda mais leve. Os ADO 20 ou Mark III também foram
produzidos em alguns desses países, os primeiros a terem sua própria marca Mini
estampada. O Mini Cooper Mark III também permitiu ao fabricante italiano
Innocenti desenvolver modelos na plataforma inglesa, mas projetados por
Bertone, incluindo um modelo para De Tomaso. Em 1976, a British Leyland -
surgida após o fim do BMC - encomendou a quarta geração. Com pequenas
evoluções, surgiram as gerações Mark V, VI e VII, sendo esta última a última do
modelo clássico que morreu oficialmente em 2000.
O Mini Cooper
sempre teve motores pequenos de 0,9 a 1,3 litro, além de caixa automática de
quatro marchas, igual à versão manual. Mas a saga continuou depois de
1999. A nova geração do Mini Cooper
tinha uma caixa de câmbio CVT e duas opções manuais, com cinco ou seis marchas.
A segunda geração do modelo moderno evoluiu em termos de estrutura e contou com
um motor Prince de origem PSA. Nascido em 2006, este último Mini Cooper tinha
motores 1.4 e 1.6, bem como 1.6 turbo, bem como um motor diesel Peugeot e motor
diesel BMW 2.0. Em ambas as gerações, o modelo teve a mesma distância entre
eixos: 2,47 m. Então, em 2013, a BMW lançou a terceira e atual geração. Também
produzido na Holanda pela NedCar, o modelo é produzido na plataforma UKL e usa
motores BMW série B. Foi o primeiro Mini a ser equipado com um motor de três
cilindros. Ao contrário das gerações anteriores, incluindo o modelo clássico, o
atual Mini Cooper tem duas carrocerias, uma curta com duas portas e uma longa
com quatro entradas, medindo de 3,82 m a 3,98 m.
O Mini Cooper
2020 tem um estilo único e inimitável, intimamente relacionado com o clássico
dos anos 50. Apesar de sua harmonia com o presente, ele reflete muito bem a
cultura inglesa dos anos 60. A aba curta e curta tem uma frente charmosa com
faróis arredondados perfeitos com LEDs diurnos. A grade arredondada com
detalhes em cinza dá ao Mini Cooper 2020 um estilo dos anos 60, embora tenha um
para-choque muito envolvente com faróis de neblina e entradas de ar
proeminentes.
Espelhos
redondos e colunas retas também chamam a atenção, assim como um teto que parece
precisar de ajustes e o modelo tem bastante. Na parte traseira, a lanterna LED
é amendoada com detalhes cromados. A capa também pode ser personalizada e a
capa protetora no JCW pode ser simples ou muito resistente.
Existem muitos
estilos de jantes de liga de alumínio, das mais elegantes às mais desportivas.
Detalhes nos para-lamas dianteiros também aprimoram a aparência do Mini Cooper
2020.
Por dentro, o
modelo chama a atenção com um grande elemento circular, que abriga o sistema de
áudio e multimídia. Abaixo está o controle digital do ar condicionado, bem como
botões estilizados para diversas funções. Outra característica é o pequeno
volante com controles embutidos, bem como a marcha analógica acoplada à coluna
de direção, sempre visível para o motorista. Há também um HUD e um console de
mudança de marcha elevada, bem como um comando de navegação.
O modelo
recentemente ganhou uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades em
vez de uma automática de seis velocidades. Os assentos têm encostos de cabeça
redondos e o espaço geral é muito apertado, assim como o porta-malas.
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o esportivo e luxuoso, Mini Cooper!
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.
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