Unidade escolar pertencente à rede pública municipal de
ensino do Assú, a Escola Professora Nair Fernandes Rodrigues está entre os estabelecimentos de
educação que foram selecionados para um estudo nacional que, ao final, vai
mostrar as melhores experiências de educação pública do Brasil, nas redes de
ensino fundamental (1º ao 9º ano). O levantamento está sendo realizado pelo
Instituto Rui Barbosa – IRB e a ONG Interdisciplinaridade e Evidências no
Debate Educacional – IEDE, organizações responsáveis pelo projeto “Educação que
faz a Diferença”, iniciativa que conta com apoio dos Tribunais de Contas de
todo o país.
O projeto visa reconhecer e dar visibilidade às redes de
ensino que estão realizando um trabalho de destaque, além de identificar e
documentar as práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e
administrativo adotado por cada uma delas, de modo que possam servir de
inspiração para outros municípios. A ação, executada em várias etapas, começou
com a análise de indicadores como os resultados do IDEB e Prova Brasil,
selecionando assim as escolas participantes da pesquisa de campo. A segunda
etapa do processo consistiu na aplicação de questionários e entrevistas,
realizadas por equipes dos Tribunais de Contas nas unidades de ensino.
No estado, o trabalho foi realizado pelos auditores de
Controle Externo Aleson Amaral e Luzenildo Morais da Silva, que passaram uma
semana visitando a Escola Municipal Nair Fernandes, e as demais selecionadas,
conferindo in loco os resultados apresentados. Com o trabalho de coleta de
dados encerrado, os resultados são encaminhados para o IRB e IEDE, que fazem a
compilação final dos indicadores e definem, a partir de critérios previamente
elaborados, as escolas selecionadas para receber um selo de qualidade, como
referência do trabalho que executam. A pesquisa resulta numa publicação com
boas práticas, difundida em todo o país, cujo resultado e lançamento ocorrerão
em evento a ser realizado até dezembro.
As escolas analisadas poderão ser reconhecidas com base
em três patamares: Redes de Excelência – integradas pelas unidades que, a
despeito de todos os desafios que enfrentam, conseguiram atingir patamares de
qualidade com equidade, garantindo o aprendizado de todos os alunos; Redes Bom
Percurso – apresentam evolução consistente na aprendizagem dos alunos e no
fluxo escolar, mas ainda não atingiram indicadores expressivos e; Destaque
Regional – integradas pelas redes nos estados em que se encontram e respeitam
critérios mínimos de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário