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A frota de motocicletas é maior que a de carros em 92% dos municípios do Rio Grande do Norte. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a cidade de Mossoró lidera as estatísticas, com 20 mil motos a mais que automóveis.
De acordo com o último levantamento do Denatran, de abril deste ano, o Rio Grande do Norte tem 540.939 milcarros contra 515.024 mil motos. O número geral só é maior por conta dos registros de automotores em Natal. A capital potiguar tem 225 mil automóveis e 102 mil veículos de duas rodas.
Segundo estudo produzido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o aumento expressivo dos veículos de duas rodas se deve à facilidade do crédito, ao baixo preço das prestações, aos incentivos e das isenções do governo federal ao mercado, além da deficiência do transporte público.
Estudioso do sistema de transporte, o professor Rubens Ramos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aponta também, no caso do Nordeste, que as motocicletas substituíram animais de tração no setor agrícola, como cavalo, jumento e burro. “A questão econômica produziu a saída de pessoas do transporte público para a moto e no interior, a troca do animal pela moto. Diz-se que o animal come todo dia, mas a moto consome apenas quando você quer usar”, diz.
A cidade de Mossoró lidera a diferença entre as frotas veiculares. São 77 mil motos contra 57 mil carros. Com uma população de 235 mil habitantes, a proporção é de uma motocicleta a cada três pessoas.
O município de Apodi, na região Oeste do estado, tem o triplo de motos que de carros. São 9,8 mil unidades registradas na cidade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o município tem 10 mil domicílios. Ou seja, há a proporção de uma motocicleta para cada residência.
No interior do Rio Grande do Norte, apenas as cidades de Luís Gomes e Japi têm mais carros que motos. Já a região do Seridó, com 28 municípios, a quantidade de motos é 50% maior que a de carros. Em Caicó, por exemplo, são 20 mil motos contra 13 mil automóveis.
Ainda segundo Rubens Ramos, o aumento das motocicletas também traz efeitos negativos. “É o meio de transporte mais perigoso. A moto é a maior responsável pelos acidentes e mortes no trânsito, sem falar em sequelas, amputações e outras lesões”, analisa.
De acordo com informações do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade de urgência e emergência do estado, o número de atendimentos de acidentes de moto aumentou 7% entre janeiro e junho deste ano. A média é de 530 casos por mês. Uma razão de 17 casos por dia. Uma vítima de acidente é atendida a cada 80 minutos.
Em todo o país, ainda de acordo com o levantamento da Confederação dos Municípios, foram contabilizadas 26,4 milhões de motos, uma frota 3,44% maior do que a registrada em abril do ano passado. A proporção é de uma moto para 7,86 habitantes.
A região que lidera essa proporção é o Nordeste, onde a frota de motos chega a 7,49 milhões contra 6,67 milhões de carros. No Norte, são 2,49 milhões de motos contra 1,67 milhão de automóveis.
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